Retrospectiva 2024 - Gilmar Pereira e Zeca Melo
Em 2024, Gilmar Pereira Santos e Zeca Melo destacaram-se como referências culturais do Maranhão. Gilmar, reconhecido entre os "Romancistas Maranhenses Contemporâneos", também foi citado como expoente da literatura infanto juvenil maranhense por membros da Academia Maranhense de Letras. Já Zeca Melo lançou os livros O Dono das Águas e O Elefante de Pernas Tortas em eventos literários locais.
A música A Flor do Beco da Mina, composta pela dupla, ganhou o prêmio de melhor videoclipe pelo júri popular no Festival Guarnicê de Cinema. Ambos lançaram nas plataformas digitais músicas como Rio Cajari, Imperador da Baixada e sambas-enredo que participaram de importantes concursos no cenário carnavalesco.
A composição Travessia, em colaboração com Fontourinha e interpretada por Eliezer do Acordeon, conquistou o terceiro lugar no IV Festival de Música Samuel Barreto.
Para 2025, Gilmar lançará o livro infantil O Menino Iluminado e sua versão musical em parceria com Zeca. Este, por sua vez, prepara os lançamentos de O Vendedor de Urso, romance que mescla histórias cotidianas locais e internacionais, e O R de Rosa, uma coletânea poética com letras musicais.
Com suas contribuições, Gilmar e Zeca reafirmam a fusão da literatura e música na valorização da cultura maranhense.
0
Crédito(s)
Tempo aproximado. Pode haver variação para mais ou para menos.