Olá, pessoal. Sou o Rodonildo Estradas,
E estou aqui pra mostrar o nosso Sistema de Gestão Integrada, o SGI. Já ouviu falar?
O SGI é um conjunto de normas e procedimentos que padronizam e otimizam os processos da nossa organização. Com elas, garantimos as melhores práticas e tomadas de decisões na busca constante por:
Qualidade
Respeito ao meio ambiente
Ética
Compliance
Segurança viária
E, claro, a saúde e segurança dos colaboradores
O escopo do Sistema de Gestão Integrada é a administração de serviços e operação de rodovias, incluindo:
- Atividades de operação do sistema de pedágio
- Operação do sistema de fiscalização de trânsito e transporte
- Operação do sistema viário e a
- Segurança e conforto do usuário
São normas certificadas que todos devemos seguir:
A ISO 9001: visa a melhoria contínua dos nossos serviços e a satisfação do cliente ou usuário.
Aah, se tivesse lacinho para os casamentos, hein? Só melhorava!
(minuto 1 - não entendi o que ele fala no vídeo, confirmar)
A ISO 14001: estabelece requisitos para a proteção do meio ambiente.
Essa vocês podem ensinar pro vizinho que joga lixo na rua.
- A ISO 37001: trata da ética nas relações internas e externas, com requisitos antissuborno.
Bem que podiam espalhar essas práticas por aí, tudo. O que acham?
- 39001: cria meios para reduzir acidentes no trânsito, como mortes e lesões graves.
A nossa parte a gente faz, não é?
- E a ISO 45001: que busca criar um ambiente de trabalho seguro e saudável.
E não se esqueça, faça sempre o uso correto dos EPIS
Essas certificações balizam a Política do Sistema de Gestão.
A concessionária tem como princípio ser reconhecida pela excelência da sua gestão:
Operacional
Financeira
Técnica
Institucional
Ambiental e
Social
Todos os processos de gestão da empresa são norteados pela Ética, Transparência e Integridade
Resultando assim em serviços de qualidade e proporcionando aos seus usuários viagens mais seguras e confortáveis.
São compromissos da concessionária:
Antissuborno e compliance: proibir a corrupção e o suborno em todas as operações
Encorajar o levantamento de preocupações com base na boa-fé ou em razoável convicção, sem medo de represália
Garantindo a independência e autoridade da função de compliance antissuborno, e dar ciência aos públicos de interesse sobre as consequências do não cumprimento da política.
Conformidade: agir em conformidade com as legislações, normas e compromissos contratuais assumidos nas atividades desenvolvidas pela empresa, colaboradores, parceiros e/ou prestadores de serviços
Formação: tratar a todos com equidade e respeito a diversidade, bem como assegurar adequado e constante aperfeiçoamento dos colaboradores, incentivando-os a agir de forma igualitária e antidiscriminatória, com ética, responsabilidade, bom senso, iniciativa, criatividade e senso de dono.
Satisfação do cliente:
Satisfazer as partes interessadas através do respeito e a geração de valor aos usuários, colaboradores, acionistas, poder concedente, membros das comunidades do entorno e ao meio ambiente
ASPECTOS AMBIENTAIS/ PERIGOS DO TRABALHO/ FATORES VIÁRIOS/ RISCOS DE SUBORNO/ RISCOS DE ATIVOS: Estimular o envolvimento dos colaboradores e seus representantes no estabelecimento de condições de trabalho seguras e saudáveis, proteção ao meio ambiente, riscos e oportunidades, visando eliminar ou minimizar aspectos ambientais, perigos do trabalho, fatores viários, riscos de suborno, riscos de ativos e, respectivamente, prevenir poluição, doenças, lesões, fraudes, e impactos nos ativos decorrentes de suas atividades.
Melhoria contínua:
Usar inovações e tecnologias de forma inteligente e sustentável para melhorar continuamente o SGI
Todo esse compromisso tem como base nossa missão:
Aproximar pessoas e lugares, atendendo com excelência, segurança e conforto uma extensa malha viária de concessão, proporcionando viagens seguras e acompanhadas.
Nossa visão:
Ser referência em concessão de rodovias como eixo de desenvolvimento, reconhecimento e sustentabilidade no Estado, conquistando a confiança de toda a comunidade nas regiões onde atua.
Nossos valores:
Eficiência
Senso de dono
Geração de valor
Segurança e respeito à vida
Ética e integridade
Compromisso de longo prazo
Isso nos leva as diretrizes do SGI:
Ambientais
Saúde e segurança do trabalho
Compliance e Social
Calma, não se assustem! Todas as diretrizes, normas e códigos podem ser lidos na íntegra no sistema GDOC ou nas pastas de cópias controladas.
Por isso, vocês ouvirão muitas vezes alguns termos como:
Aspecto ambiental
Impacto ambiental
Perigo de segurança e saúde no trabalho
Risco viário e
Risco de suborno e compliance
Saibam que é dever dos colaboradores estarem atentos a essas situações de risco, anormais ou de desvios das regras, assim como para às possibilidades de melhorias.
Boas ideias são bem-vindas!
Situações de risco ou fora das regras devem ser relatadas à área de SGI e Riscos.
Formulários para relatórios, nossas diretrizes e outros documentos importantes estão nos sistemas geridos pelo SGI:
LEGNET, onde ficam o GRL e o GDOC
E o outro sistema, o GEDWEB
Todo esse cuidado com nossas operações não estaria completo se não houvesse uma análise dos resultados. Também são feitas auditorias periódicas (internas e externas)
Temos ainda a gestão de riscos corporativos (estratégico, financeiro, operacional, conformidade, cibernético)
Atuamos também no ESG - uma gestão ambiental, social e de governança.
Agora vocês já conhecem mais da nossa organização.
Sejam bem-vindos e mãos à obra!
0
Crédito(s)
Tempo aproximado. Pode haver variação para mais ou para menos.