Roberto Dias Machado, nascido em 1972 em Aramina, São Paulo, superou adversidades desde cedo, incluindo a perda do pai aos 6 anos em um jogo de futebol. Criado na zona rural de Buritizal pelos avós maternos Braúlo e Augusta, encontrou apoio na família para alimentar seu sonho de se tornar médico, inspirado pelo avô, que o incentivou e acreditava no seu potencial. É filho de José e Maria, e tem dois irmãos: Denis e Marcos.
Recebeu de sua mãe, tios e avós, o apoio necessário para sonhar alto e conquistar seus objetivos.
Com seu avô assumindo um papel paterno, proporcionou um lar caloroso e acolhedor, que o preparou para enfrentar as adversidades da vida.
O sonho de se formar médico, nasceu das conversas com seu avô, que frequentemente mencionava que o falecido pai de Roberto, José, afirmava a todos que o filho seria médico, mas, mais tarde, Maria, sua mãe, revelou que, na verdade, era o avô quem fazia essa afirmação.
O sonho veio acompanhado de medos profundos: a possibilidade de perder seu amado avô, que lutava contra um câncer avançado, e não ser aprovado em uma faculdade pública de Medicina, devido à falta de recursos.
Enquanto cuidava do avô durante o tratamento, juntamente com os seus irmãos, sentia o peso do amor e das expectativas familiares, que se tornaram um combustível poderoso para sua determinação. Encontrou força para transformar sua dor em propósito, correndo contra o tempo para realizar seu sonho antes que a vida o separasse daquele que sempre acreditou em seu futuro.
Em 1994, entrou na Faculdade Federal de Medicina do Triângulo Mineiro, de Uberaba realizando o sonho dele e de seu avô, que faleceu de câncer 11 meses depois.
Durante sua graduação em medicina de 1994 a 1999, trabalhou como professor de cursinho para complementar sua renda, o que exigiu uma gestão rigorosa do tempo, mas também lhe proporcionou valiosas amizades e a oportunidade de ensinar seus irmãos e um primo, garantindo descontos nas mensalidades. Após concluir a formação, em 2000, foi convocado para o Exército Brasileiro, onde atuou como Tenente Médico em Brasília por um ano, enquanto já havia sido aprovado para a Residência em Cirurgia Geral na mesma faculdade, UFTM, em Uberaba-MG.
Dr. Roberto é um renomado médico especializado em urologia e câncer urológico, conhecido por suas habilidades em cirurgia minimamente invasiva e laparoscópica desde a chegada do IRCAD ao Hospital de Amor em 2011.
Após concluir um Doutorado pela USP em 2019, contribuiu para a formação de mais de 200 cirurgiões oncológicos e 30 especialistas em cirurgia urológica.
Atualmente, coordena o departamento de uro-oncologia do Hospital de Amor, é codiretor do curso de Cirurgia Laparoscópica Urológica Avançada do IRCAD e ocupa o cargo de Chefe do Departamento de Urologia da Sociedade Brasileira de Urologia - Seção São Paulo.
Sua verdadeira riqueza está na família. Casado com Andreza desde 2008, é pai de Manuela e Augusto, os maiores tesouros de sua vida.
Aproveita seu tempo livre com pescaria, filmes e beach-tênis. O maior medo é não acompanhar o crescimento dos filhos, enquanto a fé em Deus o motiva a se aprimorar sempre.
Dr. Roberto é reconhecido não apenas por suas conquistas profissionais, mas também por seu compromisso com a nossa cidade. Ele se destaca como médico, amigo e líder, exemplificando dedicação e amor ao próximo.
Recebe o Título de Cidadão Honorário em reconhecimento à sua carreira e aos serviços prestados à saúde.
Que sua história inspire a todos a transformar desafios em conquistas.
Parabéns, Dr. Roberto!
0
Crédito(s)
Tempo aproximado. Pode haver variação para mais ou para menos.