Também são capazes de poupar tempo e recursos.
Na vida e no mundo dos negócios a regra é a mesma: decisões acertadas não são questão de sorte. E, para decidir bem, é preciso dispor de informações de qualidade.
Nesse sentido, as pesquisas estão entre os principais aliados nas decisões empresariais, principalmente em mercados competitivos.
Várias são as vantagens de se criar e aplicar pesquisas, seja para clientes fiéis ou mesmo para o público em geral.
As pesquisas têm potencial para apontar novos modelos de negócio.
Com as pesquisas, qualquer empreendedor pode fazer investigações iniciais, coletando informações diretamente da fonte.
Vamos conhecer os benefícios das pesquisas para os negócios? Dentre eles, estão: conhecer melhor o perfil dos clientes; avaliar a imagem da empresa ou do produto; aprimorar a linguagem nas campanhas de comunicação; antecipar reações do público sobre lançamentos; identificar padrões de comportamento.
E tem mais! As pesquisas permitem analisar a percepção dos clientes sobre preço e valor; melhorar produtos e serviços; desenvolver maior fidelidade de clientes; mapear o comportamento de compra; estabelecer os melhores canais de relacionamento; encontrar novas oportunidades de negócios; otimizar recursos; monitorar a qualidade do atendimento; adequar as atividades de marketing; descobrir novos nichos de mercado;
O meio de se fazer também é importante para alinhar as necessidades e recursos da empresa. Assim, as principais formas de coletar dados da pesquisa com seus respectivos canais, são: formulário em tablets; questionários em ferramentas on-line; envio de perguntas por SMS; criação de QR Code; pesquisas presenciais; e entrevistas por telefone.
As novas tecnologias têm tornado as pesquisas com clientes mais acessíveis, fáceis e rápidas de fazer
Em geral, os softwares são bastante fáceis e intuitivos de usar, com ferramentas de arrastar e soltar elementos para criar formulários facilmente. Além disso, é possível rastrear as respostas e analisar os resultados em pouco tempo.
Uma das principais ferramentas gratuitas e básicas para fazer pesquisas é o Google Forms. Sua baixa complexidade facilita a criação de formulários para vários tipos de pesquisas e questionários.
Além dele, existem diversas ferramentas de pesquisa no mercado para você experimentar, conforme os seus objetivos.
Para isso, é importante testar e avaliar as funcionalidades até que você escolha suas ferramentas preferidas.
Para a criação, há uma variedade de tipos de perguntas e de respostas: curtas, lista suspensa, comentários abertos e perguntas de múltipla escolha.
Para a aplicação, existe a distribuição por multicanais.
Já para a etapa de análise, há a possibilidade de resultados apresentados na forma de tabelas e gráficos.
Não existe receita pronta para fazer pesquisas, mas se você seguir determinados pontos, sua pesquisa ganhará qualidade e eficácia. Que tal conhecer 10 passos importantes para implementar uma pesquisa com clientes? Os primeiros cinco são: defina o objetivo da pesquisa; estabeleça o público-alvo; defina a amostragem (uma amostra representativa que reflita o pensamento de um grupo maior); prepare as perguntas; monte a pesquisa na ferramenta que escolher.
Não perca a conta! Os outros cinco passos para você implementar uma pesquisa são: Prepare um breve texto para estimular as pessoas a responderem à pesquisa; Compartilhe a pesquisa on-line por meio de mídia social, links para celular, e-mail e QR Code; Analise o feedback explorando os recursos analíticos de ferramentas on-line; Planeje ações com base nas respostas; Tenha mais segurança nas decisões
E não se esqueça de montar pesquisas assertivas. Ou seja: defina perguntas claras e de fácil compreensão; evite questionários longos; informe o tempo oferecido para respondê-las; foque no que é importante investigar para o negócio; comece com duas ou três perguntas básicas que vão comprovar que a pessoa consultada faz parte da amostragem desejada - por exemplo, alguém que fez compra em determinado período ou produto específico; prepare formulários com respostas pré-definidas que cerquem todas as opções de respostas; adicione a opção outros e deixe as pessoas responderem livremente.
Não se esqueça também de focar no que é relevante investigar para o negócio; comece com 2 ou 3 perguntas básicas; prepare formulários com respostas pré-definidas (todas as opções); e adicione a opção outros e deixe as pessoas responderem livremente.
Antes de terminar, se ligue nas dicas para aproveitar ao máximo suas pesquisas: busque o público relevante para responder às pesquisas; teste a pesquisa com um grupo pequeno; divulgue a pesquisa; e pegue carona na reputação digital.
E não se esqueça! O Sebrae Rio de Janeiro realiza consultorias específicas sobre gestão de negócios diversos. Ligue para 0800 570 0800 e agende um atendimento na unidade mais próxima.
E acesse o Site de Inteligência de Mercado para ficar à par das tendências e comportamentos de consumo.
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