Dia 17 agosto
1º Pedro1.3-12
Por que Ele nos regenerou?
Adorar a Deus é inegavelmente o sentido da vida. Razões para adorar o Deus vivo e verdadeiro, temos de sobra! Pedro, além de nos ensinar o que Deus fez por nós, explica a razão que o levou a fazer o que fez: a sua misericórdia.
Quando evangelizamos os perdidos, encontramos aqueles que acreditam que Deus não os condenaria, pois julgam-se bons praticantes da religião, sendo muito caridosos. Assim, creem que a salvação é pelas obras e está relacionada ao que o ser humano é e faz neste mundo. No entanto, Pedro nos mostra que não houve nada em nós que fosse capaz de nos salvar. Se não fosse a misericórdia do Senhor, ninguém seria salvo. A misericórdia divina é a única razão para Deus resgatar pecadores caídos e rebelados.
Essa verdade é um tiro certeiro no coração arrogante daqueles que se julgam merecedores de entrar no céu. Não é à toa que perecem aqueles que acreditam cegamente que fizeram grande contribuição sendo autossuficientes e praticando boas obras. Quem não reconhece que a misericórdia divina é a única razão e explicação da salvação morrerá em seus pecados.
Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, que, segundo a sua grande misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança, mediante a ressurreição de Jesus Cristo dentre os mortos [...] (versículo 3).
Se não fosse a misericórdia do Senhor, ninguém seria salvo