Visualizar Pedido: 2678017

A pessoa com demência pode apresentar sintomas que são desafiadores para o cuidador, isso pode afetar a qualidade de vida de ambos.

Se você cuida de alguém com demência, já deve ter passado por situações difíceis; agressividade, mudanças de humor repentinas, alucinações. Isso gera estresse, cansaço e, muitas vezes, um sentimento de impotência.

Você está inserido nesse cenário e tem dificuldade de lidar com essa situação?

Você já tentou conversar com a pessoa idosa e nada melhorou...

...procurou hospitais e nada resolveu? Isso pode acontecer.

Na maioria das vezes, os exames não mostram nenhum problema físico. São realizados exames para investigar doenças e todos os resultados podem vir normais.

...a dúvida continua: O que está acontecendo? Como resolver isso?

Essas alterações são sintomas neuropsiquiátricos. Você já ouviu falar neles?

A demência não afeta apenas a memória. Ela também pode causar os sintomas neuropsiquiátricos. Que são sintomas que alteram o comportamento e as emoções. Eles surgem porque o cérebro da pessoa com demência não funciona como antes, afetando suas percepções do mundo e suas reações.

Vamos conhecer alguns desses sintomas e como eles podem se manifestar

Na depressão a pessoa pode ficar triste, desmotivada e até parar de se interessar pelas coisas que antes gostava.

A apatia é observada pela falta de iniciativa para atividades diárias, tornando-se indiferente ao meio.

A agitação é representada por vocalizações, inquietação, movimentos rápidos e gestos desconcertantes, como bater os pés e gesticular de maneira ansiosa

A ansiedade se apresenta por uma preocupação excessiva, com palpitação, falta de ar ou nervosismo, ....

 ...principalmente quando se afasta da pessoa mais próxima, por exemplo, quando o cuidador sai de casa ou viaja.

Na irritabilidade e agressividade podem surgir reações exageradas a pequenas frustrações, às vezes, com palavras ou gestos agressivos.

Alucinações são caracterizadas por ver ou ouvir coisas que NÃO são reais, como animais, pessoas, ou vozes.

Quando a pessoa idosa acredita em histórias que não são reais, como pensar que está sendo roubado ou que estão lhe fazendo mal, são típicas dos delírios

Já os distúrbios alimentares se expressam como perda do apetite ou, ao contrário, uma vontade exagerada de comer, principalmente doces. Além de mudanças no padrão alimentar.

Quando a pessoa apresenta comportamentos inadequados, como falar palavrões, gestos obscenos, tirar a roupa em locais inapropriados. Essa pessoa apresenta o que chamamos de desinibição.

Por fim, o distúrbio motor aberrante ocorre quando o indivíduo apresenta alterações motoras repetitivas...

...como andar sem destino, ou ficar dando voltas da mesa, mexer nas coisas sem motivo aparente, puxar cordões ou fitas, abrir e fechar gavetas repetidas vezes.

Como tratar esses sintomas?

NEM sempre são necessários medicamentos!!!

Algumas estratégias podem ajudar a reduzir esses sintomas...

...melhorando a qualidade de vida da pessoa idosa e do cuidador, além de diminuir a frequência de internação em lares de longa permanência.

Faça uma rotina estruturada, com planejamento das atividades, horários fixos e previsibilidade para as atividades reduz a ansiedade e irritabilidade.

Procure deixar o ambiente tranquilo. Evitar barulhos e agitações pode diminuir irritabilidade e confusão.

A Musicoterapia pode ser utilizada para diminuir a ansiedade, depressão ou agitação. Deve-se buscar as afinidades de cada pessoa idosa.

Nessa técnica pode-se utilizar tanto a escuta de música, canto, como também utilizar instrumentos musicais, como por exemplo, pandeiro, flauta, teclado, entre outros.

Realize atividades prazerosas, como artesanato, pintura, bordados. Além de caminhadas e contato com animais ajudam na estabilidade emocional.

Estimulação cognitiva com jogos, leitura e conversas podem reduzir a apatia, depressão e ansiedade.

A terapia de reminiscência irá utilizar fotos antigas da família, ou objetos simbólicos antigos, músicas da juventude, trazer conversas e fatos antigos, estimulando sempre a pessoa idosa contar sua versão.

Outra terapia que podemos utilizar é a aromaterapia. Onde utilizamos óleos essenciais por meio de quatro formas: da aplicação direta, com uso de difusores, em banhos ou com sprays no ambiente.

Para essa terapia você pode utilizar óleo de lavanda, camomila, erva cidreira, valeriana ou verbana.

As terapias de toque podem ser realizadas através da massoterapia, acupressão com ou sem uso dos óleos essenciais. Algumas técnicas necessitam de protocolos e profissionais habilitados.

A prática de terapias complementares, como terapias com bonecas, dança e contato social diminuem os sintomas comportamentais.

Converse com o médico e terapeuta para programarem atividades adaptadas. Elas devem ser individualizadas, reavaliadas periodicamente e modificadas se necessário. Não esqueçam, elas devem ser seguidas rigorosamente.

Os sintomas neuropsiquiátricos podem ser desafiadores, mas com paciência e as estratégias certas, é possível tornar o dia a dia mais leve. Seja qual for sua jornada, sempre terá um profissional para te orientar!

Locução para vídeo explicativo por favor Observar a pontuação a cliente e chataaa .....

Em vermelho são palavras que precisa de ênfase




19/03/2025 16:54:59: Pedido realizado - Enviado ao locutor CRISTIAN JUNIOR - Status 1 à 5 horas