Um ponto importante!
Os Manuais Regulatórios, Suplementos ou Documentos Equivalentes, que são emitidos e controlados pela Gerência da Qualidade, têm a principal função de declarar o atendimento aos requisitos regulatórios, emitidos pelas Agências Certificadoras (Autoridades Aeronáuticas).
É fortemente recomendada a leitura destes documentos.
É mandatório o conhecimento de pelo menos do nome do manual e sua localização, pois frequentemente nas inspeções das Agências Certificadoras* estas informações são solicitadas aos funcionários.
*Assim como em auditorias dos Clientes!"
No canto inferior esquerdo do conteúdo a seguir você poderá ver de onde nos manuais foram extraídas as informações apresentadas.
Abaixo estão os links para as páginas das principais Certificadoras para a GE Celma, com suas respectivas Regulamentações.
Inspeção de recebimento
Todos os materiais recebidos são submetidos à Inspeção de Recebimento.
Essa rotina é para assegurar a conformidade com os requisitos de compra, regulatórios ou outras especificações.
Isto de acordo com os procedimentos:
QCWI AB-044 (peças, artigos e acessórios)
QCWI AB-123 (consumíveis).
O Material recebido passa por uma inspeção não técnica, após a inspeção, se aprovado, vai para o estoque, se rejeitado será encaminhado para quarentena ou sucata.
Inspeção preliminar
Essa inspeção é registrada na Instrução de Serviço (Operação no OASIS-SAP) e deve conter principalmente todos os detalhes dos itens discrepantes encontrados.
É a primeira inspeção técnica realizada no produto ou artigo.
itens recebidos, passam pela inspeção preliminar e depois para o ínicio do serviço
Inspeção quanto a Danos Ocultos
A Inspeção Preliminar não deve ficar limitada às áreas óbvias de danos ou deterioração.
Nestas áreas é necessária uma inspeção completa e cuidadosa quanto a danos ocultos, considerando áreas adjacentes e peças influenciáveis.
Todos as peças do motor que foram envolvidas (ou suspeitas de envolvimento) em acidentes devem ser inspecionadas quanto à danos ocultos.
Inspeção durante o Processo
Deve ser feita de acordo com os requisitos do fabricante (OEM),
ou outro Dado Técnico Aprovado, assim como documentos de clientes, conforme aplicável.
Veja abaixo, passando o mouse sobre as imagens, alguns procedimentos realizados durante as inspeções:
Inspeção Visual
Inspeção Dimensional
Testes Não-Destrutivos
Testes Funcionais
Testes Destrutivos [em corpos de prova]
entre outros
Inspeção Final e Retorno ao Serviço
A Inspeção final deve ser feita de acordo com a Dado Técnico Aprovado. Ela deve ser realizada por pessoal qualificado e registrada na Instrução de Serviço [Operação OASIS-SAP].
A Liberação de Retorno ao Serviço
É feita de acordo com as instruções contidas nos manuais do fabricante e os requisitos das Agências Certificadoras aplicáveis.
É através do registro eletrônico da operação de inspeção final e emissão de um Certificado de Retorno ao Serviço (RTS) da Agência Certificadora aplicável.
Ela é realizada por um funcionário treinado e qualificado como Certifying Staff"
Para cada Agência Certificadora existem particularidades que devem ser verificadas antes da emissão do Certificado de Retorno ao Serviço (RTS).
O preenchimento do Certificado deve ser de acordo com os requisitos da Agência Certificadora.
Ferramentas, Equipamentos e MATERIAIS
Todo equipamento, ferramenta e material utilizado na execução de tarefas de manutenção, é o recomendado pelo fabricante, ou equivalente, quando permitido pelo fabricante, desde que devidamente aprovados [conforme determinado e requerido pelas Agências Certificadoras].
Além disso, a Organização possui um Programa de Manutenção Preventiva, Preditiva e Corretiva, para os equipamentos, de forma a garantir o seu adequado funcionamento, confiabilidade e disponibilidade requeridos.
O Programa de Manutenção de equipamentos considera e é enriquecido pelos itens acima.
Passe o mouse em cima das imagens para visualizar os itens.
Conceitos de Lean-TPM (Manutenção Produtiva Total)
Características e requisitos técnicos e ambientais, específicos da área e/ou processo produtivo onde o equipamento está inserido
Recomendações do Fabricante.
Equivalência de Ferramentas e Equipamentos
A equivalência de ferramentas e equipamentos pode ser feita somente se o manual do fabricante permitir, e com aprovação interna
(de acordo com o QCWI AB-043).
A Ferramenta ou equipamento de teste equivalente passa por Comparações e testes aceitáveis.
Então se o Ferramental de equivalênciam for igual ou melhor aos padrões de desempenho estabelecidos pelo fabricante
A Engenharia assegura a equivalência funcional recomendada pelo fabricante.
Calibração de Ferramentas e Equipamentos
Equipamentos de teste, inspeção e instrumentos de medição,
são utilizados para determinar a aeronavegabilidade de produtos aeronáuticos.
Eles são submetidos à verificação e calibração periódica utilizando técnicas documentadas e recomendadas pelo fabricante do equipamento.
"Equipamentos e ferramentas descalibradas podem afetar a condição de aeronavegabilidade do produto."
Atenção!!
O USUÁRIO é responsável (como último filtro) por assegurar que o equipamento de inspeção ou teste possua etiqueta de calibração anexada informando que está dentro do prazo de validade.
Utilização de Ferramentas e EQUIPAMENTOS
Como boa prática de manutenção, o USUÁRIO deve verificar antes do uso, se o ferramental é aquele recomendado pelo OEM, e se o mesmo está em condições apropriadas de uso.
É proibido o uso de ferramentas pessoais na organização!
TODAS as ferramentas e equipamentos utilizados devem ser de propriedade da GE Celma.
Qualificação e Treinamento
Um Plano de Treinamento e Qualificação deve ser emitido anualmente.
Para isso o Comitê de Treinamento junto com a Gerência da Qualidade e a Alta Direção da Empresa, realizam este planejamento.
Eles se baseiam na Avaliação de Necessidade de Treinamento, afim de cumprir os requisitos regulatórios, procedimentos internos e requisitos dos Clientes.
Em acordo com os manuais,os tipos de treinamentos são:
Treinamentos Iniciais
Treinamentos em Serviço [OJT]
Treinamentos Recorrentes
Treinamentos Específicos [para cada função]
Treinamentos Remediais
Qualificação para Atividades Especializadas
A Organização possui um sistema para qualificação e certificação de pessoal envolvido em Testes Não-Destrutivos e Processos Especias.
"Essas Atividades são controladas pelo Laboratório de Materiais que faz parte da Gerência da Qualidade."
Proficiência de pessoal de inspeção
Avaliação de Competência [Competence Assessment]
O inspetor deve estar familiarizado com as competências abaixo:
(passe o mouse por cima das imagens para revelar)
A Empresa demonstra o atendimento à tal requisito através da Avaliação de Competência.
Os funcionários com atividades de inspeção, antes de trabalharem como tal, recebem todo o treinamento requerido, seja em sala de aula, como também OJT.
Execução dos SERVIÇOS
Durante a execução dos serviços são necessários vários recursos que incluem:
Mão de obra treinada, qualificada e certificada.
Manuais;
Dados Técnicos Aprovados;
Instruções de Serviço;
Procedimentos.
Ferramentas e Equipamentos recomendados pelos fabricantes
(originais ou equivalentes)
Armazenagem de Componentes e Peças do Motor
Durante a armazenagem de componentes e peças do motor,
O que devemos evitar?
Umidade
Temperaturas extremas
Contaminação por impurezas
Contato metal-metal
Danos
FOD (Orifícios abertos)
Cuidados no transporte e Manuseio de Peças e Materiais
[Programa PPT - Programa de Proteção Total]
Proteção Mecânica;
Óleo de Preservação;
Caplugs;
Caixas ou Containers;
etc."
Somente plástico bolha, não é o bastante!
Arrumação e Limpeza (Housekeeping)
Responsabilidade de todos os funcionários!
Responsabilidade de todos os funcionários!
Manter as áreas da oficina em condições limpas e organizadas!
Áreas das oficinas devem ser limpas, conforme aplicável e da forma requerida para cada área!
Dados Técnicos aprovados
Todo Dado Técnico Aprovado deve estar disponível, controlado e atualizado, e isso é responsabilidade da Biblioteca Técnica.
Navegue nos itens abaixo para saber mais sobre os Dados Técnicos:
Diretivas de Aeronavegabilidade
Boletins de Serviço (AD)
Boletins de Serviço Alerta (ASB)
Documentos de Cliente
Documentos de OEM
Outros
O que é uma ad?
É um conjunto de instruções mandatórias com exigência de cumprimento acelerado em todos os itens afetados, em serviço.
Quem emite?
A Agência Certificadora (Autoridade Aeronáutica).
O que é uma sb?
Conjunto de instruções para cumprimento em itens que estejam em serviço.
Um SB deve ser cumprido a critério do Cliente, mas é obrigatório se relacionado com uma AD.
É um conjunto de instruções para cumprimento em itens que estejam em serviço.
Um SB deve ser cumprido a critério do Cliente, mas é obrigatório se relacionado com uma AD.
Quem emite?
O fabricante (OEM).
O que uma ASB?
Conjunto de instruções com forte recomendação de cumprimento nos itens em serviço, dependendo do critério do Cliente, mas uma ASB deve ser cumprido
se relacionado com AD.
auditorias da qualidade
Anualmente, a Gerência da Garantia da Qualidade prepara um Programa de Auditorias Internas.
Esse Programa estabelece as auditorias a serem conduzidas,
assegurando que todas as áreas estejam cumprindo os requisitos das Agências
Certificadoras, dos Clientes e dos Fabricantes [OEM].
Os resultados das Auditorias Internas são uma importante métrica para avaliação do Sistema de Gestão da Qualidade da Empresa!
Escopo do trabalho
A GE Celma realiza reparos e revisões em motores aeronáuticos, assim como em acessórios e peças individuais.
Mas para tanto, os serviços devem ser aprovados pelas Agências Certificadoras, isto é, devem estar incluídos no Escopo de Trabalho da Organização, declarado no documento chamado Especificações Operativas (ou similar), antes de serem executados.
E em seus Bancos de Provas são realizados testes nos motores, após o término dos serviços.