Este tutorial visa explicar como criar padrões no Sinpet. O acesso ao Sinpet é pelo portal e para logar, deve-se utilizar e-mail e senha padrão do sistema Transpetro.Para iniciar a criação do padrão, na tela inicial do Sinpet, clique no menu padrões e escolha a opção criar padrão.ao abrir a tela criar padrão clique na seta para abrir o formulário para o preenchimento dos dados básicos do padrão, por exemplo, órgão gestor, aprovador, lotação, título, etecétera.
Quando houver, anexe arquivos que complementam o padrão. Enquanto o padrão estiver sendo criado o status dele será em elaboração.
No formulário, utilize a barra de rolagem para preencher todos os campos do documento, sendo que os campos com asterisco devem ser obrigatoriamente preenchidos. Não se esqueça de salvar o formulário a cada rolagem, e anexe arquivos que complementem o padrão sempre que necessário.
Depois de preencher todos os campos, faça o download do template específico (di, pp ou pe), para a elaboração do padrão. Salve o arquivo do template, renomeando com o código do tipo, mais o título do padrão, por exemplo. Em seguida, elabore o padrão preenchendo os campos do template conforme as instruções de cada item e as orientações gerais de formatação.
Nesta etapa, apenas o cabeçalho tem preenchimento automático, portanto, ele não deve ser editado nem alterado em sua formatação. Ele será carregado com os dados previamente informados no formulário de criação.
Faça o upload do arquivo no Sinpet clicando em anexar template. Depois, salve para confirmar o upload e liberar o padrão para visualização. Neste momento serão carregados os dados do cabeçalho, e o documento será convertido em pdf para somente leitura. A partir deste momento, o padrão ficará disponível no botão visualizar padrão. Verifique se os dados do cabeçalho foram carregados.
Abra o arquivo no leitor de pdf no canto superior direito para melhorar a leitura do padrão. Preencha o campo código Sinpep apenas se estiver criando um novo padrão para substituir um antigo não migrado do Sinpep.
Por último, informe a lista de distribuição para divulgar o padrão às unidades que devem utilizá-lo para execução de suas atividades ou para as que devem ter conhecimento do padrão, de acordo com a sua abrangência.
O campo da lista de distribuição é de preenchimento obrigatório. Você pode digitar as unidades para aparecer na cascata de opções, abrir na setinha para seleção um a um, ou clicar no botão selecionar todos, quando for o caso. Também pode clicar em selecionar todos e desmarcar as áreas que não precisam ser notificadas.
Para enviar o padrão para aprovação, clique no ícone check. Informe se o padrão necessita de gestão de mudança. Caso a resposta seja sim, assista ao vídeo tutorial da gestão de mudança, para dar prosseguimento à criação de padrão que requer gestão de mudança.
Caso a resposta seja não, dê prosseguimento à criação do padrão informando se ele necessita de validação. Caso a opção seja sim, para validação de uma terceira pessoa, assista ao vídeo tutorial de validação de padrão.
Ao clicar em não para a validação, o padrão irá automaticamente para aprovação do órgão aprovador e fica com o status em aprovação.
O aprovador pode acessar o padrão pelo link que recebe por e-mail ou diretamente no Sinpet, pesquisando-o no menu padrões, consultar padrões.
Acesse o padrão pesquisado e clique no ícone folha de papel para visualizar a tela de aprovação. Para ler o padrão clicar no botão visualizar padrão.
Para aprovar ou reprovar o documento, basta utilizar os botões com os ícones positivo ou negativo e, caso o padrão seja rejeitado, ele volta para o último editor no status em elaboração, para refazer o processo.