COLUNA VERTEBRAL
A coluna é composta por 33 ossos chamados de vértebras, que ficam enfileiradas uma em cima da outra. Dentro delas há um canal por onde passa a medula espinhal. Entre uma vértebra e outra existe uma estrutura denominada disco intervertebral, que tem a função de amortecer todo o impacto promovido pelos movimentos do nosso corpo. Os discos intervertebrais têm o formato de um anel e são compostos por uma estrutura mais dura, mais rígida por fora, e por dentro tem consistência mais macia, gelatinosa, exatamente como um amortecedor.
HÉRNIA DE DISCO
Ao assistir televisão numa postura equivocada, ao trabalhar com vícios posturais inadequados, a estrutura central do disco intervertebral pode ser deslocada, fazendo com que a parte interna saia e forme uma bolsa que passa a comprimir terminações nervosas, dando origem ao que chamamos de hérnia de disco. Tais problemas podem, em casos iniciais, não apresentar sintomas, mas, em casos mais intensos, podem ocasionar dor aguda.
POSTURA - Dores no pescoço
Muitas pessoas trabalham durante várias horas do dia olhando para baixo, em um ângulo pequeno, menor que 30°, ou seja, com a tela muito baixa. Quando isso acontece, chega a incidir um peso de até 20 kg sobre as vértebras cervicais. Por isso, não é à toa que pessoas do mundo inteiro relatam ter dores no pescoço.
POSTURA - Altura do monitor
Para isso, é preciso manter a altura do seu computador de forma que o ângulo entre seu pescoço e o queixo atinjam 90°, o famoso ângulo reto. Como atingir esse ângulo de 90°? Olhe para o horizonte, na parte superior do monitor. Essa regra vale para qualquer altura.
POSTURA - Coluna ereta
Outra questão importante é a rotação dos ombros para trás. A coluna precisa estar ereta e o pescoço chegando no ângulo reto. Além disso, a distância recomendada entre os nossos olhos e a tela é de 50 a 75 cm. Fica mais fácil ajustar essa distância esticando o braço em direção ao monitor.
POSTURA - Braços apoiados
No entanto, não adianta manter o computador ajustado e digitar sem estar com a postura correta. Os braços devem estar apoiados na mesa e não devemos fazer a flexão nem extensão do punho, porque a musculatura dos antebraços vai ser muito sobrecarregada. Ao ajustar essa parte, é preciso conciliar com acessórios como mouse, mousepad e suporte para punho no teclado para diminuir o impacto.
AJUSTE DE CADEIRA
A cadeira não deve ficar muito baixa, para os joelhos não permanecerem muito flexionados. Porém, ela também não pode ficar muito alta, com os pés flutuando, pois, desta forma, a lombar pode sofrer com a sobrecarga. Então, é necessário ajustar a cadeira de forma que os joelhos também fiquem no ângulo de 90°.