No Dia Nacional de Combate ao Câncer Colorretal, o Grupo Oncominas reforça seu compromisso com a saúde através da campanha Cores pela Vida - Março Azul Marinho, levando conscientização sobre essa doença.
O câncer colorretal se desenvolve no intestino grosso, atingindo o cólon, reto e ânus. No Brasil, é o terceiro tipo de câncer mais comum entre homens e mulheres, especialmente acima dos 50 anos.
Fatores como histórico familiar, alimentação pobre em fibras, consumo excessivo de carnes vermelhas e processadas, tabagismo, alcoolismo e obesidade aumentam o risco da doença.
A prevenção começa com hábitos saudáveis:
- Tenha uma alimentação natural, com frutas, legumes e verduras.
- Reduza o consumo de ultraprocessados.
- Pratique atividade física.
- Evite embutidos.
- Mantenha o peso adequado.
- Não exagere no álcool e não fume.
Fique atento aos sinais de alerta: sangue nas fezes, mudanças no hábito intestinal, dor abdominal persistente, perda de peso sem explicação, fadiga e anemia. O diagnóstico precoce pode levar a até noventa por cento de chances de cura. Portanto, faça a Colonoscopia regularmente e ao notar sintomas, procure um médico coloproctologista.
Além da prevenção e diagnóstico precoce, sabia que é possível detectar a predisposição ao câncer de colorretal através de testes genéticos? E uma vez identificada a mutação, é possível ter acesso a aconselhamento especializado e condutas preventivas? Quer saber mais? Na Oncominas temos médicos especializados em Oncogenética para te ajudar.
Acesse Oncominas ponto med ponto br e saiba mais.
Oncominas. Trabalho pela Vida.