Introdução:
Em meio a vastos campos verdes e sob céu azul radiante, encontramos Palmas, uma cidade centenária, fundada em 14 de abril de 1879, desmembrando-se de Guarapuava.
Originalmente povoada por populações indígenas, Palmas possui história rica em religiosidade e lutas pelos desbravadores. A população é marcada pela miscigenação, com influência étnica de indígenas, negros, portugueses, alemães, italianos e japoneses.
Aqui, cada esquina conta uma história, cada campo revela a riqueza da terra e cada coração pulsa com o amor pela natureza e pela cultura.
Cena 1: O Coração da Agricultura
Ao percorrer Palmas, não se pode fugir aos encantos dos cultivos que emolduram a paisagem. As plantações de batata semente e cebola formam tapetes coloridos, refletindo o trabalho árduo dos agricultores locais. A erva-mate cresce em abundância, motivando para o sorver de um chimarrão à sombra das árvores. A agricultura aqui além da dimensão econômica é celebração da vida.
Cena 2: Indústria e Inovação
A indústria madeireira de compensados é pilar fundamental. Essa atividade gera empregos, e promove a utilização sustentável dos recursos florestais. É preciso contar também que a cidade conta com uma das maiores fabricas de alumínio da américa latina que impulsionam a economia local e trazem inovação. Aqui a atividade primária se entrelaça com o processo industrial, mostrando que Palmas respeita suas raízes enquanto abraça o futuro. Não diferente com a indústria cervejeira artesanal, reconhecida com vários prêmios nacionais.
Cena 3: Natureza Exuberante
A sua natureza exuberante é um convite à contemplação. Os campos verdes de onde brotam torres de geração eólicas que se agitam ao vento, harmonizando tecnologia e meio ambiente. A beleza dos campos e a peculiar serenidade das fazendas centenárias, parecem frear o tempo. Antigas edificações guardam segredos do passado e remetem a reminiscências do modo de vida dos antepassados.
Cena 4: História Viva
Palmas é uma cidade rica em história. Construções antigas falam de um tempo em que cada detalhe era cuidadosamente pensado. Fazendas centenárias são testemunhas silenciosas da resiliência e da determinação do povo palmense. Ao conhecer heranças arquitetônicas, sentimos conexão com os que antes vieram e moldaram essa terra.
Cena 5: Religiosidade
A cidade guarda ainda boas opções de turismo religioso. Aqui está o segundo Seminário a ser construído no Paraná. A devoção mariano tem centralidade no Santuário Nossa Senhora de Fátima. O Parque no centro da cidade com sua incomparável área de conservação e no trecho do rio Lajeado a Cachoeira da Gruta
Cena 6: Frio
Com uma temperatura média anual de 15ºC, Palmas é a cidade mais fria do Paraná e uma das mais frias do Sul do Brasil, com inverno rigoroso, geadas frequentes e até registros de neve. As baixas temperaturas são comparáveis às de cidades como São Joaquim (Santa Catarina) e Gramado (Rio Grande do Sul).
Geograficamente na divisa do Paraná com Santa Catarina e aproximadamente 212 quilômetros da fronteira internacional da Argentina. Palmas é caminho recorrente às praias de Florianópolis, Camboriú, Itajaí e outras do litoral catarinense.
Cena 7: Gastronomia
A recepção de turistas inclui hospitalidade e gastronomia diversificada com pratos típicos e comidas regionais numa uma verdadeira celebração de sabores e tradições. Entre os pratos que encantam os paladares, destacam-se as delícias do peixe, especialmente a truta, além do suculento carneiro e o gado, que juntos formam um cardápio irresistível.
Cena 8: Maçã
Pomares de maçãs criam um espetáculo visual durante a época da colheita. Plantas carregadas de maçãs suculentas e brilhantes também simbolizam a fertilidade e o potencial da terra palmense.
Cena 9: Educação
A educação é um dos pilares fundamentais para o desenvolvimento de qualquer sociedade, e em Palmas, esse conceito é levado a sério. A cidade abriga diversas instituições que oferecem uma ampla gama de cursos e oportunidades, contribuindo para a formação de cidadãos preparados para os desafios do futuro.
Um dos destaques é o Instituto Federal do Paraná (IFPR), que se destaca como o maior campus do Brasil. Com uma infraestrutura moderna e cursos variados, desde a formação técnica até a pós -graduação como centro de excelência educacional.
Cena 10 Comercio Local
Palmas é um celeiro de oportunidades! Com comércio forte e pujante, se destaca como centro dinâmico de negócios. As ruas repletas de lojas, mercados, feiras e empreendimentos que oferecem produtos e serviços variados, atendendo às necessidades local e regional
Os empreendedores são exemplos de coragem e inovação, sempre prontos para adaptar-se às tendências do mercado e seus consumidores. Desde pequenos negócios familiares às grandes redes, cada qual contribui para a riqueza cultural e econômica. O comércio não é apenas uma fonte de renda; é também um espaço de convivência, onde as relações se fortalecem e as tradições locais são celebradas.