Na Ferbasa, nossa missão vai muito além do crescimento econômico. Temos um compromisso profundo com o desenvolvimento das comunidades ao nosso redor. Inspirados pela visão humanista do nosso fundador, José Corgosinho de Carvalho Filho, promovemos cidadania, prosperidade e transformação social através do Programa "Aqui tem Ferbasa".
As ações nas áreas de Educação, Desenvolvimento Rural e Comunitário, Arte e Cultura, Esporte, Meio Ambiente e Saúde contribuem para a construção de um futuro mais justo e sustentável para todos. Hoje, convidamos você a embarcar conosco em uma jornada emocionante para descobrir as nossas ações de 2024!
EDUCAÇÃO - Primeiro, vamos falar sobre o projeto "Aluno Nota 10". Um trabalho que visa apoiar crianças com dificuldades na rede municipal de Andorinha, focando em português e matemática. Neste ano, 50 alunos da Escola Municipal Vila Medrado terão acompanhamento psicopedagógico, abrindo portas para um futuro brilhante. E não para por aí! O projeto Boa Leitura encheu nossas bibliotecas de vida com livros e brinquedos educativos, além de capacitar professores em oficinas de mediação de leitura. Queremos garantir que cada criança tenha acesso ao conhecimento e à arte da leitura.
Empoderamento e Desenvolvimento - Já o Ferbasa Educa, nosso programa educacional para complemento de escolaridade dos nossos colaboradores e terceirizados, completou 10 anos em 2024, com seu compromisso em transformar vidas de jovens e adultos. Em 2024, ampliamos o programa para incluir os pais dos alunos da Fundação José Carvalho, oferecendo oportunidades educativas que vão do Ensino Fundamental ao Médio. Já são mais de 600 colaboradores formados, muitos deles agora voando alto rumo à Universidade.
O programa Nosso Cidadão promove o empreendedorismo e o desenvolvimento econômico local, capacitando pessoas a serem geradoras de renda. Desde a produção de morangos, mandiocultura, apicultura, gastronomia, cafeicultura e até artesanato, estamos semeando oportunidades em diversas áreas. O fórum de lideranças de 2024 foi realizado em formato híbrido, com atividades presenciais e virtuais. Durante o evento, as lideranças comunitárias aprimoraram os conhecimentos em liderança por competências, participando de treinamentos e assistindo palestras ministradas pelos gestores das unidades operacionais, em especial da área de meio ambiente e geologia. E que tal um destaque para as mulheres? O projeto Senar para Elas orientou e preparou mulheres rurais para o empreendedorismo agropecuário avaliando possibilidades de negócio locais, formais ou informais. Promovendo também um seminário motivacional que enfatiza o protagonismo feminino e capacitou 98 mulheres em quatro oficinas práticas.
O Projeto Profissão Talento deu continuidade, em 2024, ao Curso Técnico de Mineração, que será finalizado em 2025. Os 29 participantes, entre colaboradores Ferbasa e comunidade local, terão, ao todo 1.200 horas de aulas ministradas pelo SENAI, além de participarem de práticas realizadas na unidade de Mineração da Ferbasa. A formação profissional no próprio território permite que o município prospere, sem a necessidade de os jovens migrarem para outras regiões.
CULTURA - A música tem um poder transformador. O nosso projeto Violinos Encantados foi idealizado em parceria com as comarcas de CATÚ e Pojuca oferecendo musicoterapia e acompanhamento psicoterapêutico a 150 estudantes da rede pública em situação de vulnerabilidade. Estes resgatam também a autoestima e autoconfiança, encantando o público com apresentações locais. E por falar nem resgate cultural, o Festival Vozes Nordestinas estimulou talentos locais a reverenciar o patrimônio cultural imaterial das composições que refletem a cultura nordestina. Resgatamos as tradições juninas, convidando artistas locais para seletivas em suas cidades, com canções autorais ou interpretações de compositores populares. O projeto foi um sucesso, percorrendo 22 cidades, com 580 artistas locais e cerca de 35.000 espectadores
A religiosidade também faz parte da nossa cultura. Patrocinamos, por meio de incentivo fiscal, a requalificação do Memorial Santa Dulce dos Pobres, que reabriu as portas no dia 5 de novembro com a mostra que divulga e honra uma história de mais de 65 anos de amor ao próximo, empatia, acolhimento à diversidade, humildade, fé, compaixão, gratidão, simplicidade e paz. Uma narrativa viva, que divulga e honra as histórias e ações da nossa Santa Dulce dos Pobres. A alegria do Papai Noel Verde chegou novamente às nossas comunidades, com a participação de colaboradores voluntários que distribuem brinquedos levando a mensagem de proteção à natureza.
ESPORTE - No campo esportivo, o Aqui tem Ferbasa também se destaca. Em parceria com a Prefeitura Municipal de CATÚ através da AVSI Brasil, o Ciranda Esportiva, levou vôlei, futsal e jiu-jitsu para crianças e adolescentes. A alegria invadiu as comunidades de Andorinha e Monte Santo com o projeto Oportunidade Através do Esporte. Uma iniciativa para o desenvolvimento esportivo feminino e uma educação de qualidade, contando com o apoio caloroso de pais, professores e membros da comunidade. A capoeira, além de uma manifestação cultural, é um esporte que surgiu na Bahia e recebe o nosso incentivo.
O Projeto Capoeirando, viabilizado por leis de incentivo fiscal, é referência no município do Conde, atendendo 200 crianças e adolescentes das comunidades que recebem 2 aulas por semana com professores especializados e recebem gratuitamente todo o material e os uniformes.
Para incentivar o esporte entre os pequenos, continuamos com o projeto Circuitinho, que leva a aTleta Marily dos Santos, com sua mensagem de transformação e superação, além de minicorridas e atividades criativas para as crianças nas comunidades circunvizinhas. Marily dos Santos é também a atleta da casa Ferbasa. Renovamos nosso patrocínio e assistimos repetidamente as conquistas e pódios, levando a marca da atleta a corridas e maratonas.
Geração de renda - Com o projeto "O Campo é a Semente", a Ferbasa impulsiona o progresso econômico e social nas comunidades baianas do seu entorno. Em 2024, construímos e melhoramos estruturas, além de oferecer capacitações em diversas áreas, como gastronomia e artesanato, apoiando a criação de coleções de artesanato comercialmente viáveis através do projeto O Campo Vira Arte". As associações comunitárias atendidas pelo programa de responsabilidade social marcaram presença em diversos eventos em 2024, com destaque para as feirinhas internas da Companhia, realizadas nas unidades operacionais durante a Semana Interna de Prevenção a Acidentes do Trabalho.
Mas não parou por aí! Nos dias 7, 8 e 9 de dezembro nossas comunidades divulgaram e venderam seus produtos no estande da Ferbasa na EAGRO, feira de incentivo aos pequenos produtores, gerando renda e divulgação do trabalho das nossas artesãs. Nos municípios de Maracás e Planaltino, a Ferbasa apoiou a cadeia produtiva do leite, de morangos e mandioca. Na cadeia do leite, 98 produtores recebem consultoria técnica especializada, assistência veterinária e reprodução com melhoramento genético do gado. Implementamos também 5 quintais de palma e 03 projetos de avicultura, promovemos cessão de terras para 50 famílias de apicultores e capacitações para a agricultura familiar, além de apoiarmos 10 famílias produtoras de morango e 20 famílias com assistência para mandiocultura. Com isso, colaboramos com o desenvolvimento de 08 comunidades nos dois municípios.
Em Campo Formoso, o Aqui tem Ferbasa incentivou a agricultura familiar o fortalecimento das cadeias do leite de cabra, da avicultura e, especialmente, da produção de café. Para termos uma cadeia leiteira mais produtiva realizamos um melhoramento genético por meio de inseminação artificial com a orientação de veterinário especialista. Na horta comunitária do Limoeiro, apoiamos famílias com doações de insumos e assistência técnica. Além disso, 12 produtores de café de Campo Formoso receberam suporte técnico, capacitações, doações de equipamentos de torra e orientações para criar sua marca própria. A apicultura continuou sendo um dos nossos grandes projetos: fizemos a cessão de terras em áreas florestais, promovemos a participação dos apicultores em feiras e eventos, e fizemos doação de equipamentos. Como novidade, lançamos o programa "Jovem Apicultor" em Maracás, beneficiando 15 jovens com aulas teóricas e práticas nas nossas áreas, doando equipamentos e EPIs.
A Ferbasa este ano foi um dos patrocinadores do Bahia Golden Bee 2024, evento realizado no município de Esplanada reunindo apicultores do Litoral Norte. Continuamos com os projetos de hortas comunitárias oferecendo assistência técnica de forma contínua, doações de insumos e ferramentas, além de capacitações para agricultores. Os produtos das hortas passaram a ser comercializados em feiras, promovendo o consumo local e enriquecendo também a merenda escolar. Para estimular a participação feminina na composição da renda familiar, implantamos 19 aviários com foco na produção e comercialização de ovos nas próprias residências. O projeto capacitou 36 mulheres, que passaram a gerar renda paralelamente às atividades de casa.
Em Andorinha, elas já comercializam ovos para a merenda escolar municipal. A piscicultura foi um dos projetos de geração de renda reforçados este ano. Iniciado em 2023, nas regiões do Conde e Esplanada, oferecemos formação técnica para a ampliação da criação de tilápias em viveiros escavados, melhoramos os sistemas de drenagem e abastecimento, além de fornecer alevinos e uma quantidade inicial de ração própria para a espécie. Com a marca Pescados do Litoral, criada pós capacitação as comunidades já têm pretensão de comercialização para restaurantes e merenda escolar.
A produção atual é de 300 peixes/mês, com expectativa de aumentar para 4.000. O projeto cobre 3.645 m2, integrando 30 tanques e atendendo 9 famílias, com capacidade produtiva de 9.000 peixes e 7.200 kg de pescado. Com o projeto Sertão Forte, promovemos o desenvolvimento em comunidades do Sertão da Bahia. Fortalecendo a economia local por meio do melhoramento genético de animais, implantação de quintais produtivos de palmas, incentivando a produção de queijo de cabra e desenvolvendo a avicultura. Além disso, o Sertão Forte valorizou a cultura regional com atividades relacionadas à literatura de cordel e artesanato.
O LICURÍ um símbolo da riqueza do Sertão, dele tudo se aproveita. Através do projeto LICURÍ expandimos o potencial do extrativismo sustentável em comunidades rurais integrantes do Projeto Sertão Forte. Através dele oferecemos capacitação técnica para operação e gestão. Além de doarmos kits para extração como carrinhos de mão, luvas e ferramentas. Promovemos também oficinas de formação em artesanato utilizando a palha do licurizeiro.
A água também chegou ao sertão através do aqui tem Ferbasa. O projeto Água Boa construiu 5 poços artesianos em 3 municípios do sertão baiano. Onde tem água tem produção na caatinga e hidratação para os animais silvestres.
SAÚDE - O Aqui tem Ferbasa também apoiou instituições de saúde como o Martagão Gesteira. Através do apoio à Corrida Colorida, 150 colaboradores da Ferbasa marcaram presença em um dos eventos mais esperados do calendário de corridas de Salvador. O evento, repleto de diversão, música, atrações e brincadeiras, transforma a corrida em uma experiência única para todas as idades. E o mais importante: 100% da renda arrecadada é destinada ao custeio do Hospital. Nosso projeto de saúde apoiou também o programa de endometriose das Obras Assistenciais Irmã Dulce.
Educação ambiental - O Aqui tem Ferbasa patrocinou o projeto Agrimam que utiliza o teatro como ferramenta educativa para abordar temas relevantes, como Agricultura Consciente, Segurança Alimentar, Empreendedorismo no Campo e Alimentação Saudável. Com um total de 42 apresentações, o projeto percorreu 20 municípios baianos, levando conhecimento e inspiração aos estudantes da rede pública de ensino. Estimulando a criatividade para a educação ambiental, o Concurso Projetando o Futuro mobilizou 182 estudantes das escolas públicas estaduais a desenvolverem Soluções Inteligentes para a Gestão de Resíduos Sólidos. Organizados em 60 equipes, os estudantes foram desafiados a desenvolver projetos sustentáveis que impactassem suas comunidades. Ao final, 12 equipes dos seis municípios participantes foram premiadas.
Um ano de muito trabalho e resultados consistentes, que beneficiaram prioritariamente as comunidades localizadas no entorno das nossas operações. Cada passo que damos, cada projeto que realizamos, faz parte de um sonho maior: um futuro com desenvolvimento e sustentabilidade. Crescendo junto com cada comunidade e gerando valor em tudo que produzimos.
Aqui tem Ferbasa e Onde tem Ferbasa tem desenvolvimento e cidadania.