Atenção, atenção!
Amadas mulheres Batistas do Meio Norte do Brasil!
Com muita alegria abrimos oficialmente este congresso, que é muito mais que um evento.
Agradecemos ao Senhor por nos permitir estar aqui.
Em meio a um mundo conturbado e que deturpa a imagem da mulher, temos uma União Feminina forte, unida, com o propósito de servir, de ganhar vidas para o Reino de Deus, declarando que cada uma foi maravilhosamente criada.
Com muita alegria e emoção vamos falar um pouco sobre as cidades em que as MCMs que formam a UFMBMNB estão inseridas e sobre o muito que cada uma de vocês representa ao longo desses anos de União Feminina Missionária Batista Meio Norte do Brasil.
Vamos começar falando do Centro-sul do Piauí / Maranhão. E para adoçar todas nós, vamos citar Picos. cidade que fica em um ponto estratégico, entre picos montanhosos e no cruzamento de várias rodovias. Um importante entroncamento rodoviário do Nordeste, ligando o Piauí ao Maranhão, Ceará, Pernambuco e Bahia. É o principal produtor de castanha de caju do País. É o maior produtor nacional de mel. Mas Aqui, além das mulheres de Picos temos também outras lindas irmãs das cidades de São Raimundo Nonato, Oeiras, Santa Rosa, Santo Inácio, Água Branca, Jardim do Mulato, Guadalupe, Várzea Grande, São Francisco e Barão de Grajaú. Cidades essas aqui representadas por lindas e maravilhosas mulheres!
Mais adiante, chegaremos ao Sul do Piauí
Caracterizado por sua paisagem diversificada, que inclui áreas de cerrado e vegetação típica do bioma caatinga. Importante polo agrícola do estado gerando riqueza e qualidade de vida para os habitantes da região. Estamos felizes em termos aqui as irmãs de Bom Jesus, Bertolínia; Landri Sales, Sebastião Leal, Baixa Grande do Ribeiro, Uruçuí e Jerumenha.
Avançando, temos a capital do estado
Fundada em 16 de agosto de 1852 com a designação de Vila Nova do Poti. A cidade é a capital do estado desde 1852, quando o conselheiro José Antônio Saraiva transferiu a sede administrativa da província do Piauí da cidade de Oeiras para a atual Capital, Teresina. E as belezas da cidade? Ponte Estaiada que fornece uma vista panorâmica incrível da cidade. O Encontro dos Rios Parnaíba e Poti, paisagem em destaque do Parque Ambiental Encontro dos Rios - Natureza e lazer.
Mas a maior beleza mesmo é a das mulheres que lá residem e aqui estão, pois fazem parte das MCMs da PIB Dignidade, Tabuleta, Igreja Batista da GLORIA, Igreja Batista Formoso, UNIDOS EM CRISTO, GEOVANE PRADO, NOVA CANAÃ, NOVA SIÃO LESTE e JORNADA!
A capital do Piauí faz divisa com o estado do Maranhão aqui muito bem representado por mulheres de três associações.
Em nome das mulheres de São Domingos, saudamos a todas do Vale do Mearim, região que tem muitas riquezas; patrimônio de valor inestimável, ainda que um tanto desconhecido. Na margem esquerda do Mearim, há um lugarejo urbano, cercado de simplicidade, belos sítios chácaras, fazendas e inúmeras potencialidades naturais, que anda em plena expansão. Estamos muito felizes em ter conosco vocês, meninas da PIB e SIB Vitorino Freire, PIB e SIB Colinas, PIB Bacabal, Paulo Ramos, Altamira, Trizidela do Vale, Presidente Dutra, Olho Dágua, Lago dos Rodrigues, Luís Rocha, Lago da Pedra e Igreja Batista Nova Vida.
Ainda em terras maranhenses, temos o Médio Sertão e a União Feminina da AMIBAMSEM. Nessa região as belezas naturais e o modo de vida das comunidades, o cotidiano, a memória dos lugares, as formas de fazer as habitações e a biodiversidade do cerrado são algumas demonstrações de belezas Maranhenses. Saudamos as representantes dessa associação em nome das mulheres da PIB Buriti Bravo, Passagem Franca, Balsas e Alto Parnaíba.
E claro, a capital do estado: São Luís é uma cidade na ilha de São Luís, no Oceano Atlântico. No centro histórico da cidade encontra-se o bairro de Praia Grande, na área circundante da rua de Portugal, marcado por edifícios coloniais com azulejos distintos e varandas em ferro fundido. O Palácio dos Leões, onde reside o governador do estado, exibe arte e mobiliário franceses. E nesta linda cidade temos as mulheres da União Feminina Ludovicense aqui representadas pelas irmãs da Igreja Batista Maranata, Filadélfia, Vagem Grande, Eclésia e Peniel.
Por isso, pulamos de alegria, dançamos e cantamos. Juntas, vamos louvar e adorar ao Senhor todo poderoso que nos fez lindas e para Sua glória! Sejam todas Bem vindas ao Quadragésimo Terceiro Congresso da União Feminina Missionária Batista do Meio Norte do Brasil!