O presidente Lula destinou ao Piauí quase R$ 1 bilhão para construção de 5.700 unidades habitacionais pelo Novo Programa Minha Casa, Minha Vida.
O Programa Minha Casa, Minha Vida é uma iniciativa habitacional do governo federal do Brasil e gerenciado pelo Ministério das Cidades. O programa oferece subsídios e taxas de juros reduzidas para tornar mais acessível a aquisição de moradias populares, tanto em áreas urbanas quanto rurais, com o objetivo de combater o déficit habitacional no País. Desde a sua criação, o programa já entregou mais de 6 milhões de habitações.
As 5.700 unidades a serem construídas no Piauí são da faixa 1 do programa, que contempla famílias com renda de até dois salários mínimos e sem custo para as cadastradas no CadÚnico e que recebem Bolsa Família. São mais de cinco mil piauienses que irão realizar o sonho da casa própria.
Só neste ano já foram entregues mais de 10 mil unidades habitacionais em 37 empreendimentos e foram retomadas mais de 16 mil unidades em 48 empreendimentos. A previsão para os próximos seis meses é de entregar mais 9 mil e retomar a construção de 21 mil unidades. Até 2026, a meta é contratar 2 milhões de novas moradias pelo programa.
O trabalho do Sindicato da Construção (Sinduscon), que representa as construtoras, são essenciais nesse aumento do número de casas destinadas ao Piauí. Eles possui uma participação ativa e estão adequados à regulamentação que foi estabelecida pelo Ministério das Cidades, pela Caixa Econômica Federal.
Governo do Piauí. Aqui tem trabalho. Aqui tem futuro.