INTEGRAÇÃO QUALIDADE.
DIRETRIZES DA EMPRESA.
VISÃO: Ser a melhor empresa do segmento de concreto e argamassa do Sul do Brasil
MISSÃO: Facilitar a Construção Civil oferecendo soluções eficientes que colaboram com o desenvolvimento da sociedade, contribuindo para uma vida melhor.
VALORES: Tradição, Solidez, Credibilidade, Empreendedorismo, Inovação, Excelência, Humildade
OBJETIVO DA QUALIDADE.
- Ser referência de mercado em tecnologia de concreto e argamassa;
- Ser referência à satisfação de clientes e colaboradores;
- Ser referência na apresentação visual dos ativos e colaboradores;
- Ser referência em rentabilidade no mercado.
POLÍTICA DA QUALIDADE.
Desenvolver soluções para o mercado de construção civil, buscando a satisfação dos clientes, acionistas e colaboradores, através da melhoria contínua dos nossos processos e do atendimento aos requisitos aplicáveis.
ESTRUTURA DA EMPRESA.
Contamos atualmente com nove filiais, todas com centrais dosadoras automatizadas, sendo oito em Santa Catarina e uma no Paraná.
Em Blumenau contamos também com o nosso Material de Construção, Centro Administrativo e um departamento técnico atuante, focado na busca por novas tecnologias e materiais para concreto e argamassa.
PRODUTOS DA EMPRESA.
A Max Mohr trabalha com diversas linhas dentro de seus produtos que são:
Concreto Usinado;
Argamassa Estabilizada;
E contamos também com o nosso material de construção, que é um distribuidor de aço, cimento ensacado, massas ensacadas, impermeabilizantes, tintas e muito mais
FLUXOGRAMATARTARUGA.
É uma ferramenta do Sistema de Gestão da Qualidade que auxilia no mapeamento geral de processos, facilitando a descrição e a análise de quais os recursos humanos, materiais e quais procedimentos necessários para que o processo seja executado da melhor maneira possível estabelecendo indicadores para monitorar as saídas.
MATRIZ DE COMPETÊNCIA.
É uma ferramenta que possibilita uma visão maior quanto as competências e as habilidades fundamentais para o colaborador desempenhar as suas atividades de maneira efetiva.
Os treinamentos podem ser realizados de duas formas: com o autotreinamento enviado por e-mail para o colaborador que está com pendência do mesmo ou sendo aplicado pelo seu supervisor.
CERTIFICAÇÃO ISO 9001:2015 (ler ISO nove mil e um, dois mil e quinze)
Com a concorrência cada vez mais acirrada e, diante do conceito de qualidade, que não se refere apenas à qualidade do produto, serviço ou atendimento, mas a do processo na totalidade, assumimos a qualidade como meta de gestão e certificamos nosso Sistema de Gestão da Qualidade com base na ISO 9001 versão 2015. Conquistamos a nossa certificação em 2016, e fomos a primeira empresa do segmento de concreto a ser certificada.
ISO 9001 é um sistema de gerenciamento de gestão da qualidade, que nos permite otimizar processos e aumentar a satisfação dos clientes. São realizadas periodicamente auditorias internas e externas para a verificação da aderência dos processos para identificar pontos de melhoria. As auditorias internas são realizadas uma vez por ano pelos colaboradores que fizeram o curso de auditores internos e as auditorias externas são realizadas uma vez por ano, por uma empresa certificadora externa.
O QUE É QUALIDADE?
É fornecer produtos e serviços que atendem e superem as expectativas dos nossos clientes, garantindo assim sua satisfação.
O QUE É O SISTEMA DE GESTÃO DA QUALIDADE?
O Sistema de Gestão da Qualidade é conhecido como SGQ, e é utilizado para atender à política da qualidade e objetivos de uma organização, e é fundamental para que os produtos e serviços atendam às expectativas dos clientes. É também uma ferramenta que melhora o controle e padronização dos processos, permitindo que as ações tomadas possam ser mensuradas sempre visando a melhoria dos processos e satisfação dos clientes.
O QUE SÃO OS PROCEDIMENTOS DE INSTRUÇÕES DE TRABALHO?
Procedimentos são informações documentadas necessárias para a realização das atividades de forma padronizada, ou seja, seguindo o procedimento todos executam as atividades da mesma forma. Instruções de Trabalho são informações que descrevem o passo a passo para executar uma determinada atividade, geralmente disponibilizadas por fotos que facilitam o entendimento do processo como um todo.
SITE DA QUALIDADE.
No site da qualidade você encontra todos os procedimentos, instruções de trabalho, formulários e documentos necessários para todas as atividades mapeadas e controladas pelo Sistema de Gestão de Qualidade (SGQ).
Consulte o usuário e senha de acesso com o seu supervisor ou com o setor de qualidade.
O QUE SÃO FORMULÁRIOS?
Os formulários são documentos impressos e/ou online, onde são preenchidos dados e informações, que permitem a formalização das comunicações, o registro e o controle das atividades. Ex: Checklist de caminhões, Inspeções de qualidade / segurança.
PESQUISA DE SATISFAÇÃO DE CLIENTES.
É uma excelente ferramenta para saber o que os clientes esperam sobre a entrega dos produtos e serviços. Além disso, permite avaliar o grau de contentamento e lealdade que os clientes tem com a empresa.Nossas pesquisas são realizadas bimestralmente e divulgados os resultados para toda organização através de jornalzinho, TVs e quadros de gestão a vista.
PESQUISA DE CLIMA.
A pesquisa de clima é realizado com os funcionários da empresa, para mapear a experiência de cada um no dia a dia de trabalho. Identificando assim aspectos positivos e negativos da nossa gestão de pessoas.
O QUE SÃO INDICADORES DA QUALIDADE?
São ferramentas de medição importantes para que a empresa possa avaliar o desempenho de suas atividades, com isso conseguimos avaliar se um processo está dentro dos padrões ou não, assim podendo tomar ações para melhorar o mesmo atingindo as metas estipuladas.
PROCEDIMENTOS DA QUALIDADE.
Controle de Documentos e Registros:Informa como controlar os documentos e registros necessários para o sistema funcionar corretamente.
Controle de Documentos e Registros:Informa como controlar os documentos e registros necessários para o sistema funcionar corretamente.
Não Conformidade - Ações Corretivas e Riscos: Formulários específicos com o devido tratamento e ações para eliminar as causas de não conformidades e evitar a repetição das mesmas no futuro.
O QUE É UMA OCORRÊNCIA?
É um acontecimento que pode levar a uma Não Conformidade, ou seja, algo que está fora do previsto / procedimento.
O QUE É UMA NÃO CONFORMIDADE?
É uma situação em que um produto, serviço ou processo não atende aos requisitos ou padrões estabelecidos. É uma falha ou desvio em relação as normas, regulamentos, especificações técnicas ou expectativa do cliente.Quando ocorrer uma não conformidade é importante investigar suas causas e implementar ações corretivas para prevenir sua ocorrência futura.
COMO ABRIR UMA NÃO CONFORMIDADE?
Quando houver uma Não Conformidade deve-se informar seu superior imediato para que o mesmo possa registrar as informações no sistema Qualyteam. Apontar uma Não Conformidade deve ser um ato construtivo e não repreensivo. Mais do que corrigir um problema pontualmente, é preciso identificar detalhadamente, analisar a causa raiz, fazer um plano de ação e avaliar sua eficácia. Afinal, é este tipo de prática que garantirá que a Não Conformidade não ocorra novamente.
O QUE É O RANKING DE QUALIDADE?
É uma inspeção que ocorre bimestralmente em todas as filiais/unidades, onde se avalia mediante um checklist a aderência dos setores em itens de Qualidade, Segurança, 5s, Meio Ambiente, Departamento Técnico e Manutenção, gerando uma nota para cada item.
Ao final de cada semestre são computadas essas notas e a filial com melhor média do semestre ganha troféu e um almoço especial.
PROGRAMA DE GESTÃO 5S.
A proposta do 5S é trazer melhoria para todos, enquanto colaboradores ou na vida particular. A prática dessa filosofia não deve ser entendida como imposição, mas sim como criação de hábitos diários, essenciais para o crescimento pessoal, profissional e o aumento da competitividade da empresa no mercado global, sobretudo pela redução de desperdícios.
O programa se baseia em 5 conceitos originais que na verbalização em japonês, sua língua original, começa com a letra S.
O QUE SÃO AS REGRAS DE OURO?
São procedimentos, diretrizes comportamentais e de atitudes que visam prevenir situações e acidentes que possam prejudicar o fluxo normal do trabalho diário ou que possam gerar custos adicionais para a empresa e seus colaboradores.
O QUE É A AUDITORIA INTERNA?
Atividade realizada para validar a aderência de conformidade dos processos (sistema de gestão da qualidade) atendendo a norma ISO 9001, visando à melhoria contínua dos processos.
O QUE É A AUDITORIA EXTERNA?
Uma auditoria externa é um processo independente conduzido por uma empresa ou profissional especializado, fora da organização, para avaliar e examinar se o que foi planejado está sendo executado dentro dos procedimentos estabelecidos pela empresa e se estão aderentes a norma ISO 9001. A auditoria externa pode ser realizada regularmente como parte de requisitos legais ou quando solicitada por partes interessadas, como clientes e órgãos certificadores.
CRONOGRAMA AUDITORIAS INTERNAS E EXTERNAS.
As duas ocorrem uma vez por ano.
O QUE É INSPENSÃO?
A inspeção dentro do contexto da ISO 9001 é uma atividade específica realizada para verificar se os produtos, serviços ou processos estão em conformidade com os requisitos estabelecidos pela norma. A inspeção é uma das várias técnicas que podem ser usadas para monitorar e avaliar a qualidade em uma organização certificada pela ISO 9001.
QUALIDADE DE VIDA E RESPEITO AO MEIO AMBIENTE
- Cumprir a legislação ambiental, as normas regulamentares e os demais requisitos aplicáveis que se relacionem aos aspectos ambientais;
- Prevenir a ocorrência de danos ambientais decorrentes de suas atividades evitando o derramamento de concreto em vias públicas e não realizar a lavação das calhas e caminhões em locais não autorizados.
- A empresa disponibiliza canais de comunicação referente as questões de meio ambiente para todos os colaboradores e partes interessadas.
- Estabelecer canais permanentes de comunicação das questões do meio ambiente com as partes interessadas;
- Evitar o desperdício de água, energia e de outros recursos naturais;
CONSIDERAÇÕES FINAIS.
- Não basta apenas ter a qualidade do trabalho, é necessário ir mais além ao processo inesgotável em busca da excelência: A melhoria Contínua;
- Como cidadãos de uma comunidade, temos nossos deveres e como colaboradores também. Os procedimentos e regulamentos definidos pela empresa, quando observados individualmente, beneficiam a todos;
- Na Max Mohr todo serviço é importante;
- Você deverá ter em mente que o seu trabalho é muito importante e precisa buscar a melhor qualidade sempre, para a satisfação de todos.
(FINALIZA DE FORMA ANIMADA) JEITO MAX MOHR DE SER!