O Passado: nosso orgulho.
O presente: construímos todos os dias.
O Futuro: planejado.
É dessa forma, que a ACIA chega aos 75 anos, comemorando o jubileu de brilhante.
A história da ACIA começa com sua primeira reunião em 06 de fevereiro de 1949, comandada pelo empresário Mário Miranda, do setor de automóveis.
Na época, a ACIA era chamada de Associação Comercial, Industrial e Rural, sendo criada graças ao rápido desenvolvimento que o comércio, a indústria e a lavoura estavam demonstrando no município.
A união dos empresários pioneiros na associação comercial foi consolidada em 17 de abril de 1949. Ação fundamental para as grandes conquistas nos anos seguintes. A primeira delas foi relacionada a energia elétrica. De 1934 até a década de 50, medidas paliativas como lampião Petromax, lamparina, máquina a vapor e usinas de motores a diesel eram utilizados diante da falta dela. Algumas tentativas de trazer energia de Londrina foram feitas, mas sem sucesso.
Somente em 1961, sob a liderança dos empresários Jamin Hosken, Aldo Marchiori e Osmar Amaral, a ACIA conseguiu de fato trazer para Apucarana a concessão de energia vinda da Usina Salto Grande que fica na região de Londrina. Na mesma época, a ACIA ainda conquistou a agência dos correios e o serviço telefônico.
O brilho da ACIA não está só no passado, mas sim em fazer o presente planejando o futuro. Foi assim quando os empresários associados da ACIA se uniram para a construção do Edifício Palácio do Comércio em 1978, na gestão do presidente Felipe Alexandre Felipe. E em 1999, na gestão do então presidente Felipe Alexandre Felipe Neto, os empresários se uniram novamente para a construção do Centro Norte Shopping Center.
E pensando no futuro, o presidente Armando Boscardin comprou em 1987 da Viação Garcia, o terreno localizado na esquina das ruas Guarapuava e Irmã Eleutéria. Este investimento possibilitou a construção do maior empreendimento comercial da história de Apucarana. O Centro Empresarial ACIA é um sonho de muitas diretorias, que se tornou realidade na gestão dos presidentes Jayme Leonel e Wanderlei Faganello. Uma obra de 28 pavimentos, com previsão de entrega para 2028 e que será a nova casa da ACIA.
Esse novo espaço da ACIA vai ter mais de dois mil e quinhentos metros quadrados, um auditório para mais de 200 pessoas, salas de atendimento e muito mais benefícios e confortos para seus associados.
A construção do Centro Empresarial ACIA está sendo comandada pela SPE - Sociedade de Propósito Específico, sob supervisão do presidente da SPE, Jayme Leonel, e do presidente da ACIA, Wanderlei Faganello.
Em 2004, a ACIA projetou novamente o futuro. Olhando a realidade dos empresários, que precisavam de taxas mais competitivas para fomentar seus negócios, a associação comercial criou o SICOOB ALIANÇA, que em 2024 completa 20 anos, com 37 agências físicas e uma digital, sendo 23 no Paraná e 14 em São Paulo.
A ACIA participa ativamente junto aos seus associados. Foi pelo trabalho da associação comercial que o SIVANA - Sindicato do Comércio Varejista mudou sua base para Apucarana em 2001. Isso representou um grande avanço, principalmente nas questões coletivas de trabalho. E sempre preocupada em capacitar profissionais para o comércio, para a indústria e para o setor de serviços, a ACIA participou ativamente da instalação de entidades como o Sebrae, Senai, Sesi, Senac.
Mas um dos maiores brilhos na história da ACIA aconteceu na instalação de novas faculdades e universidades. Como, por exemplo, a UTFPR, que se destaca no cenário nacional com cursos nota A pelo MEC. Mas para chegar a este nível, muitas lutas foram travadas. Precisamos destacar os presidentes Ricardo Seixas Amaral e Maria Isabel Lopes. O primeiro criou o Centro Moda, que foi administrado pela Sociesc (Escola Técnica Tupi) e mantida por empresários através de bolsas de estudos e pela ACIA. Já Maria Isabel (in memorian), lutou incansavelmente em Brasília, junto às comissões de educação e deputados, pela federalização do Centro Moda, tornando-se assim a Universidade Tecnológica Federal do Paraná - Campus de Apucarana.
Cada diretoria que passou pela ACIA durante estes 75 anos teve uma característica própria. O objetivo, no entanto, sempre foi defender os interesses de seus associados e da comunidade. Na gestão do presidente, Junior Serea, por exemplo, as campanhas pelo trânsito seguro, pelo voto consciente e a criação do observatório social mostraram a importância da ACIA na defesa da vida, da consciência social e gastos públicos.
Outro destaque nos 75 anos da ACIA é a FESTOQUE, que foi realizada pela primeira vez em 04 de setembro de 1993. Ela foi idealizada pelo presidente Rui Monte Santa Cecilia, sendo que a primeira FESTOQUE reuniu 42 empresas expositoras, que juntas venderam mais de 15 milhões de cruzeiros na época. E neste ano de 2024, realizamos a FESTOQUE 30 ANOS, que bateu todos os recordes.
Foi o maior número de expositores, estandes, vendas e público da história. Uma grande ideia que segue rendendo frutos, gerando emprego, renda e desenvolvendo a cidade como um todo.
Mas, em se tratando de inovação, o grande passo foi dado em 2018, quando a ACIA criou o CONECTA. Tendo continuidade em 2019, na gestão do presidente Wanderlei Faganello, quando o CONECTA toma forma com a ajuda do SEBRAE. Juntos conseguiram moldar uma governança com sete participantes, unindo as forças e conhecimentos das escolas técnicas e universidades, com a iniciativa privada e de órgãos públicos.
Em 2024, já é possível ver no município uma densidade formada com mais de 22 entidades participativas, lideradas pelo CONECTA, ACIA e SEBRAE.
O Conecta é reconhecido como um hub de inovação e está credenciando Apucarana para receber um Parque Tecnológico do Vale do Ivaí.
Só neste ano, Apucarana atraiu mais de 1.2 milhões de reais para serem utilizados em projetos de inovação. Sendo 500 mil pelo Fundo Municipal de Inovação o qual o Conecta ajudou a criar, bem como na lei que facilita a abertura de empresas 4 e 5.0.
Podemos dizer que Apucarana viveu o ciclo do café de 1940 a 1970. Depois, o ciclo têxtil de 1980 até os dias de hoje. E, agora, o Conecta iniciou uma fase que vai potencializar uma nova matriz econômica em Apucarana, com o ciclo da tecnologia e inovação. Isso facilitará a vida das pessoas, com uma cidade conectada e moderna.
Esta visão de futuro da ACIA se traduz neste momento dos 75 anos, com a atualização da sua logomarca.
Associando. Conectando. Evoluindo sempre.
>>>>>Entra o vídeo para encerrar tudo<<<
ACIA 75 ANOS.