A inauguração da instalação (Pedra Fundamental) foi em 1982, onde os primeiros ativos como tancagem, plataforma de carregamento e prédios administrativos foram sendo construídos. Ao final deste ano, uma atracação do Navio Araxá foi realizada de forma simbólica e como o primeiro teste pela Petrobras envolvendo uma embarcação de combustível no Porto. Em 1983 as instalações no Terminal foram sendo concluídas e comissionadas pelos novos funcionários que entraram na Petrobras naquele ano, e que seriam os futuros operadores do Terminal. As instalações portuárias de píer, cais e molhes também estavam em finalização.
Em 22 de fevereiro de 1984ocorreu de fato a primeira operação do Terminal Aquaviário de Suape, em Pernambuco, sendo realizado o carregamento de 15.000 metros cúbicos de etanol pela Petrobras para o Navio Norma.
Está data marcou o início da transferência das operações que ocorriam no antigo Porto de Recife para o Porto de Suape, sendo concluída em 1986, e com isso o início da importância do Estado como Polo de Distribuição de Combustíveis com consequente desenvolvimento para economia da região.