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Também são capazes de poupar tempo e recursos.

Na vida e no mundo dos negócios a regra é a mesma: decisões acertadas não são questão de sorte. E, para decidir bem, é preciso dispor de informações de qualidade.

Nesse sentido, as pesquisas estão entre os principais aliados nas decisões empresariais, principalmente em mercados competitivos.

Várias são as vantagens de se criar e aplicar pesquisas, seja para clientes fiéis ou mesmo para o público em geral.

As pesquisas têm potencial para apontar novos modelos de negócio.

Também são capazes de poupar tempo e recursos.

Com as pesquisas, qualquer empreendedor pode fazer investigações iniciais, coletando informações diretamente da fonte.

Vamos conhecer os benefícios das pesquisas para os negócios? Dentre eles, estão: conhecer melhor o perfil dos clientes; avaliar a imagem da empresa ou do produto; aprimorar a linguagem nas campanhas de comunicação; antecipar reações do público sobre lançamentos; identificar padrões de comportamento.

E tem mais! As pesquisas permitem analisar a percepção dos clientes sobre preço e valor; melhorar produtos e serviços; desenvolver maior fidelidade de clientes; mapear o comportamento de compra; estabelecer os melhores canais de relacionamento; encontrar novas oportunidades de negócios; otimizar recursos; monitorar a qualidade do atendimento; adequar as atividades de marketing; descobrir novos nichos de mercado;

O meio de se fazer também é importante para alinhar as necessidades e recursos da empresa. Assim, as principais formas de coletar dados da pesquisa com seus respectivos canais, são: formulário em tablets; questionários em ferramentas on-line; envio de perguntas por SMS; criação de QR Code; pesquisas presenciais; e entrevistas por telefone.

 As novas tecnologias têm tornado as pesquisas com clientes mais acessíveis, fáceis e rápidas de fazer

Em geral, os softwares são bastante fáceis e intuitivos de usar, com ferramentas de arrastar e soltar elementos para criar formulários facilmente. Além disso, é possível rastrear as respostas e analisar os resultados em pouco tempo.

Uma das principais ferramentas gratuitas e básicas para fazer pesquisas é o Google Forms. Sua baixa complexidade facilita a criação de formulários para vários tipos de pesquisas e questionários.

Além dele, existem diversas ferramentas de pesquisa no mercado para você experimentar, conforme os seus objetivos.

Para isso, é importante testar e avaliar as funcionalidades até que você escolha suas ferramentas preferidas.

Para a criação, há uma variedade de tipos de perguntas e de respostas: curtas, lista suspensa, comentários abertos e perguntas de múltipla escolha.

Para a aplicação, existe a distribuição por multicanais.

Já para a etapa de análise, há a possibilidade de resultados apresentados na forma de tabelas e gráficos.

Não existe receita pronta para fazer pesquisas, mas se você seguir determinados pontos, sua pesquisa ganhará qualidade e eficácia. Que tal conhecer 10 passos importantes para implementar uma pesquisa com clientes? Os primeiros cinco são: defina o objetivo da pesquisa; estabeleça o público-alvo; defina a amostragem (uma amostra representativa que reflita o pensamento de um grupo maior); prepare as perguntas; monte a pesquisa na ferramenta que escolher.

Não perca a conta! Os outros cinco passos para você implementar uma pesquisa são: Prepare um breve texto para estimular as pessoas a responderem à pesquisa; Compartilhe a pesquisa on-line por meio de mídia social, links para celular, e-mail e QR Code;  Analise o feedback explorando os recursos analíticos de ferramentas on-line; Planeje ações com base nas respostas; Tenha mais segurança nas decisões

E não se esqueça de montar pesquisas assertivas. Ou seja: defina perguntas claras e de fácil compreensão; evite questionários longos; informe o tempo oferecido para respondê-las; foque no que é importante investigar para o negócio; comece com duas ou três perguntas básicas que vão comprovar que a pessoa consultada faz parte da amostragem desejada - por exemplo, alguém que fez compra em determinado período ou produto específico; prepare formulários com respostas pré-definidas que cerquem todas as opções de respostas; adicione a opção outros e deixe as pessoas responderem livremente.

Não se esqueça também de focar no que é relevante investigar para o negócio; comece com 2 ou 3 perguntas básicas; prepare formulários com respostas pré-definidas (todas as opções); e adicione a opção outros e deixe as pessoas responderem livremente.

Antes de terminar, se ligue nas dicas para aproveitar ao máximo suas pesquisas: busque o público relevante para responder às pesquisas; teste a pesquisa com um grupo pequeno; divulgue a pesquisa; e pegue carona na reputação digital.

E não se esqueça! O Sebrae Rio de Janeiro realiza consultorias específicas sobre gestão de negócios diversos. Ligue para 0800 570 0800 e agende um atendimento na unidade mais próxima. 

E acesse o Site de Inteligência de Mercado para ficar à par das tendências e comportamentos de consumo.

Frank, essa loc faz parte de uma série que você já gravou, manter o mesmo tom por favor.

https://inteligenciademercado.rj.sebrae.com.br/produtos/Inteligencia-de-Mercado




30/11/2023 09:50:09: Pedido realizado - Enviado ao locutor FRANK LIMA