Visualizar Pedido: 2589932

Hoje, o Sindicato dos Metalúrgicos de Campinas e Região tem em sua base mais de 60 mil trabalhadores. A sede, localizada em Campinas, inclui a cidade de Paulínia. O Sindicato conta com outras cinco sedes regionais: Americana, que atende também Nova Odessa, Hortolândia, que abrange as cidades de Monte Mor, Sumaré, Valinhos e Indaiatuba.

Fundado em mil novecentos e quarenta e oito, após a Ditadura Militar, em mil novecentos e oitenta e quatro, o Sindicato inaugura um novo período e volta para as mãos dos trabalhadores. Desde então, os metalúrgicos e metalúrgicas de Campinas e Região podem contar com o Sindicato como uma aliança constante na luta por direitos, melhores condições de trabalho e conquistas da categoria.

Neste vídeo, vamos contar para você como funcionam os departamentos do Sindicato e o que é oferecido aos trabalhadores.

No primeiro andar, ficam a documentação e a biblioteca, a sindicalização e o Departamento de Saúde do Trabalhador. A novidade neste andar é o Departamento dos Aposentados. Aqui está o setor de documentação, onde fica o acervo do Sindicato, com vídeos e jornais da entidade desde mil novecentos e oitenta e quatro.

Passando pelo corredor, chegamos ao Departamento de Saúde do Trabalhador. É onde os funcionários e técnicos responsáveis cuidam de tudo o que se refere à saúde física e mental dos trabalhadores, além da segurança no ambiente de trabalho. Este departamento realiza abertura de CAT, quando uma empresa se nega a emitir o Comunicado de Acidente de Trabalho, visitas ambientais, perícias em postos de trabalho e análises nas atas das CIPAs das empresas. As funcionárias fazem o primeiro atendimento dos trabalhadores. A equipe é formada também por um médico especialista em saúde do trabalhador, um engenheiro de segurança e um advogado previdenciário. O trabalho é feito de forma integrada nas fábricas e junto ao INSS, abrangendo tanto doenças físicas quanto psíquicas.

Do outro lado, entramos no setor administrativo. O Departamento de Arrecadação verifica e cadastra as atividades das empresas metalúrgicas de nossa base. No mesmo corredor, temos o Departamento Pessoal, que cuida da relação com todos os cento e vinte funcionários da sede central e regional, do clube de campo e da colônia de férias. A porta seguinte é a secretaria, muito procurada pelos trabalhadores. Este é o local que cuida do cadastro e contato com os associados, onde eles podem fazer uma carteirinha, uma reserva para uma colônia de férias, entre outros serviços. No final do corredor, fica a Tesouraria, responsável pelas administrações do Sindicato.

Daqui da sede central, vamos fazer um passeio pelas sedes regionais: Americana... Hortolândia... Indaiatuba.. Sumaré... e Valinhos. Cada sede regional tem os diretores responsáveis e oferece todos os serviços, como abertura de CAT, atendimento jurídico aos trabalhadores, entre outros. Nessas sedes também são realizadas assembleias específicas para empresas da região, com o objetivo de atender demandas locais e fortalecer a representatividade sindical na base.

Mais à frente, estamos na parte das quadras de areia. Essa é uma área para fazer atividade física e ter um momento saudável no fim da semana. É claro que não poderia faltar o campo de futebol com gramado e o parque infantil. O clube de campo, que funciona de quinta a domingo, é um espaço em meio à natureza para momentos de confraternização, descanso, lazer e cultura da categoria.

E o lazer não para por aqui. Vamos pegar a estrada para Caraguatatuba? Lá fica a nossa colônia de férias, com cinco mil e seiscentos metros quadrados. A apenas duzentos metros da praia, você pode desfrutar das diversas praias de Caraguá, São Sebastião e até Ubatuba. São quarenta e oito apartamentos que incluem TV, Wi-Fi, ar-condicionado, ventilador de teto e frigobar. Na parte externa, encontramos piscinas adulto e infantil, além de jardins que deixam a colônia ainda mais relaxante. Tem também salão de jogos, playground e uma brinquedoteca, garantindo diversão para a criançada. A colônia de férias conta ainda com duas lanchonetes e quiosques para churrasco. A diária inclui café da manhã, almoço e jantar. Cada associado tem direito a uma suíte que acomoda até cinco pessoas.

Mas vale lembrar: o Sindicato somos todos nós. Cada voz de um trabalhador conta. Cada luta é importante. Sindicalizar-se é defender os seus direitos, proteger o seu trabalho e o de outros companheiros também. Não fique de fora da nossa luta. Sindicalize-se já! Juntos somos mais fortes!

Este é um texto para um vídeo institucional, então a locução deve ser feita em um tom profissional, mas acessível e acolhedor. Portanto, evite uma entonação muito comercial.

Entre os parágrafos do texto, faça uma pequena pausa. Essa pausa é importante porque a narração do vídeo institucional será alternada entre uma voz feminina e uma voz masculina. A pausa também nos ajudará no momento de edição do vídeo.




16/01/2025 14:49:17: Pedido realizado - Aguardando pagamento (Locutor: PATRICIA SOUZA )